6 Questões sobre crédito consolidado

Transformar vários créditos num só e pagar uma mensalidade mais baixa é possível. Sim, tudo graças ao crédito consolidado, que levanta ainda algumas questões aos consumidores.

O que é o crédito consolidado?

O crédito consolidado é uma solução que permite agregar todos os créditos de um consumidor, mesmo que de bancos diferentes, num único. Passa a pagar apenas uma prestação, sempre abaixo da soma das prestações de todos os créditos. Ideal para clientes com empréstimos pessoais e cartões de crédito.

Quem pode recorrer?

Podem pedir o crédito consolidado todas pessoas sobre-endividadas ou em risco de sobre-endividamento, e as pessoas endividadas que procuram simplificar os seus créditos ou simplesmente poupar.

Como funciona o crédito consolidado?

A entidade que lhe concede o crédito consolidado compra as dívidas do cliente às respetivas entidades. O consumidor passa a pagar uma só mensalidade a um único credor. Mas a dívida total aumenta, já que agrega todos os créditos e o valor cobrado pela prestação do serviço.

O que é exigido em troca?

Por norma, a habitação é dada como garantia, sendo hipotecada em caso de incumprimento das cláusulas do serviço. Se não é proprietário, pode incluir um no financiamento. Mas também existem entidades que disponibilizam o crédito consolidado sem garantia hipotecária.

Que vantagens tem?

São diversas as vantagens de agregar os créditos num só:

  • simplificação do pagamento dos créditos;
  • prazo de pagamento prolongado;
  • taxa de juro mais baixa;
  • mensalidade mais baixa do que o somatório das prestações, entre 50 a 60%;
  • aumento do nível de poupança.

Saiba mais sobre as vantagens e desvantagens do crédito consolidado.

Quanto tempo tenho para pagar o novo crédito?

No mínimo, três anos. No máximo, 30.

Pode fazer uma simulação de crédito consolidado.