6 Primeiros Passos para um Empreendedor

Se quer ser um empreendedor de sucesso deve começar por dar alguns passos essenciais. Estas são algumas dicas de como começar a ser empreendedor que lhe podem ser muito proveitosas no início da sua caminhada.

Criar rede de contactos

Pode ser que tenha todas as características de um empreendedor de sucesso, mas sem uma boa rede de contactos o empreendedor não consegue fazer grande coisa. Comece por criar uma rede de contactos, com outros empreendedores, antes de se lançar em qualquer empreendimento.

Guardar contactos úteis

Dentro desta rede de contactos deve ter alguns contactos especiais. Estabeleça uma ponte comunicacional com estas pessoas essenciais na sua rede de contactos.

Angariar fundos

Pode ser que já tenha algum dinheiro para começar o seu negócio ou que precise ainda de angariar fundos para o seu empreendimento. Neste segundo caso, espreite formas de conseguir dinheiro para erguer o seu negócio.

Fazer um bom plano de negócios

A inadequação do plano de negócios é uma das principais razões pelas quais as empresas start up falham. Em vez de gastar dinheiro em atrair clientes, o empresário deve estudar o mercado e a angariação/monitorização dos clientes. Analise as características de um ótimo plano de negócio.

Angariar clientes

Havendo realmente um necessidade no mercado para o seu produto, está na hora de fazer chegar o produto ao seu consumidor. Evidencie ao consumidor os problemas aos quais o seu produto responde. Esta é uma das estratégias para angariar clientes para o seu produto, mas existem mais. Conheça outras formas de captar clientes.

Educar-se

Depois de saber que realmente tem um mercado para o seu produto e de lançar o seu negócio, não é ainda altura de descansar. Na verdade, nunca há um momento de descanso. Enquanto empreendedor deve ter o cuidado de se atualizar e educar-se constantemente. Fique sempre por dentro da sua área. Acompanhe os seus desenvolvimentos e aumente a sua informação, lendo jornais, participando em workshops, seminários, feiras de empresas, entre outros. Mantenha os seus conhecimentos frescos, e as suas ideias do mesmo jeito.

Conheça agora os erros fatais do empreendedor.