6 Péssimas Formas de Procurar Emprego

Um currículo desatualizado ou incompleto e não sair de casa são péssimas formas de procurar emprego. Mas há outros erros a evitar se quer uma nova oportunidade de trabalho ou ter a sua primeira experiência profissional.

Seja à procura do primeiro emprego ou em busca de uma nova oportunidade, muitos erros se cometem na procura de trabalho. Uns por distração, outros por falta de método ou de estratégia. Há que evitar estas péssimas formas de procurar emprego para não comprometer o seu futuro.

Falta de estratégia

O desespero muitas vezes resultado das dificuldades financeiras resulta habitualmente numa procura de trabalho desorganizada. Não é a melhor forma de a tornar eficaz. Nunca deve começar a procurar emprego sem definir uma estratégia, sem traçar objetivos, sem reservar tempo para essa busca e sem acompanhar o desenrolar das candidaturas.

Responder por responder

Essa estratégia vai ajudá-lo a destrinçar as ofertas de emprego e a definir a quais se vai candidatar. Se não está disposto a trabalhar em qualquer área, não responda a um anúncio apenas para mostrar que está à procura. Não ficará bem visto no mercado de trabalho se responder a anúncios para os quais não reúne minimamente os requisitos.

Currículo incompleto ou desatualizado

Se é no currículo que vai mostrar-se a um potencial empregador, não envie um que defina o seu percurso até há uns meses atrás. Atualize-o, melhore-o constantemente e inclua todos os dados pertinentes para que a falta de informação não seja argumento para o afastarem de imediato do processo de recrutamento.

Carta de apresentação mal endereçada

Usar uma carta de apresentação tipo que se vai adaptando a cada novo anúncio de emprego que surge pode ser perigoso. Corre o risco de enviar uma carta endereçada a outra empresa e essa é uma péssima forma de procurar emprego numa organização. Dificilmente lhe abrirá portas.

Ficar em casa

Se quer mesmo trabalhar, não fique sempre em casa. Os computadores permitem-lhe enviar as candidaturas sem sair da sua zona de conforto, mas para muitas empresas não dar a cara é uma péssima forma de procurar emprego. Visite algumas empresas para disponibilizar os seus serviços e formalizar uma candidatura.

Procurar como passatempo

Encarar a procura de emprego apenas como um passatempo, como um breve momento do dia é outra das péssimas formas de o fazer. Não dedicar tempo suficiente, e com a devida atenção, a esta busca, é um erro que lhe pode sair caro a nível profissional.

Evite ainda estes erros que possa estar a cometer na sua busca de emprego.