Deve fazer perguntas a um trabalhador quando este entra na empresa, mas também quando este se prepara para sair da empresa. O objetivo é descobrir o que pode ser melhorado no trabalho, para que os colaboradores se sintam bem na empresa. Podem existir vários retoques a fazer no desempenho de um trabalho.

Qual a razão de sair da empresa?

Naturalmente que deve perguntar pela razão do colaborador deixar a empresa, sempre que esta não é comunicada desde logo por ele. O trabalhador pode estar a despedir-se para seguir o seu sonho ou a deixar para trás algum problema existente no trabalho. Outra opção pode ser uma melhor oferta de trabalho por parte da concorrência.

Quais os planos para o futuro?

Outra pergunta que pode fazer a um colaborador que vai deixar a empresa é o que ele vai fazer no futuro, depois de sair da empresa. Podem até surgir oportunidades de colaboração entre empresas.

O que mais gostou no seu trabalho?

Para preparar a sucessão deve tentar conhecer ao máximo a vaga existente, a começar com os seus pontos mais atrativos para o novo colaborador. Quem mais informações tem para dar sobre o trabalho é o atual trabalhador.

O que menos gostou no seu trabalho?

Da mesma forma, deve perguntar pelos aspetos negativos do trabalho, onde se pode melhorar a satisfação do trabalhador.

Faltaram meios ou ferramentas para desempenhar o trabalho?

É possível melhorar um cargo de trabalho depois de identificar quais os seus maiores entraves. Esta é uma pergunta importante, que pode ditar novos investimentos a fazer.

O trabalho e a empresa foram ao encontro das expectativas?

A visão de um trabalho e de uma empresa varia imenso entre a chefia e os seus colaboradores. Dois colaboradores podem até ter uma imagem bem diferente da empresa, pelo que nunca deve ter uma imagem pré-concebida da empresa. Pergunte ao colaborador se sentiu diferenças entre o que esperava da empresa e o que realmente ela demonstrou ser.

Recomendaria a um amigo trabalhar aqui?

Esta é a pergunta que revela o nível de satisfação geral do trabalhador com a empresa. Só o trabalhador satisfeito será capaz de recomendar a empresa a um amigo.