6 Perguntas a fazer a si mesmo antes de pedir um empréstimo

Faça estas 6 perguntas a si próprio antes de fazer um empréstimo bancário. Pedir um empréstimo pode não ser a melhor opção para si neste momento.

Preciso mesmo de um empréstimo?

Em primeiro lugar deve questionar-se se realmente necessita de um empréstimo e se este é o melhor momento para isso. Algumas alturas não são as melhores para pedir um empréstimo, como por exemplo quando o banco pede garantias ou um fiador, quando já tem um empréstimo para pagar, ou quando não tem em vista rendimentos a entrar na sua carteira. Fique com exemplos de coisas para as quais não deve pedir um empréstimo.

Quais as vantagens de pedir um empréstimo?

Compare as vantagens de pedir um empréstimo bancário e as desvantagens de fazer um empréstimo. Descubra assim se fica a ganhar ou a perder com um empréstimo bancário.

Quais são as outras opções?

Existem outras alternativas ao crédito pessoal. Pondere todas as opções para conseguir tomar a melhor decisão para a sua situação.

Qual o custo do empréstimo?

Todos os empréstimos têm um custo. Deve ter em atenção todas as taxas do empréstimo para chegar ao valor total a pagar pelo mesmo. A taxa de esforço de pagamento do empréstimo não deve ser superior a 30% do orçamento familiar.

Qual o prazo do pagamento?

Ter dinheiro na hora pode ser uma sensação excelente, mas ter de pagar esse mesmo dinheiro ao longo de uma vida não o é. É necessário pensar quando existirá algum aumento de rendimentos e prestar-se a pagar o empréstimo antes do final do seu prazo de pagamento. Tem de pensar também em situações menos positivas, como a possibilidade de despedimento. Esta é uma das várias coisas para as quais deve poupar por precaução.

Qual a melhor oferta?

Existem muitos produtos no mercado. Se está mesmo decidido em avançar com um pedido de empréstimo, tem de olhar para todas as propostas existentes nas principais instituições financeiras – só assim consegue garantir o melhor empréstimo disponível. Confira o que deve saber antes de fazer um crédito pessoal.