6 Passos para começar a poupar dinheiro

Para os que ainda gastam tudo o que recebem, eis alguns passos para começar a poupar dinheiro. Não é missão impossível. Basta mudar ou criar algumas rotinas. E o orçamento agradece.

1. Registar todas as despesas 

Anote tudo o que gasta. Ao registar todas as suas despesas e analisá-las no final do mês será mais claro para si decidir em que pode cortar. Logo, vai começar a poupar dinheiro.

2. Usar apenas dinheiro para pagar

Esquecer que tem cartão de débito ou de crédito na carteira e pagar tudo em dinheiro é um dos primeiros passos para começar a poupar. Porque assim tem a noção clara do dinheiro que gasta e de quanto lhe sobra, evitando despesas supérfluas. Poderá optar por levantar uma determinada quantia por semana, sentindo-se obrigado a gerir as compras dentro desse plafond.

3. Fazer refeições em casa

Também na alimentação é possível poupar dinheiro sem passar fome. Basta que dê o passo de abdicar dos cafés para tomar o pequeno-almoço e dos restaurantes para os seus almoços. Faça essas refeições em casa ou leve o que sobra para o trabalho.

4. Ter um lar mais sustentável

Para começar a poupar dinheiro em casa deixamos a sugestão de alguns pequenos passos. Desde logo, a opção das lâmpadas economizadoras e, mesmo assim, desligar as luzes de que não necessita. Pode ainda poupar reduzindo a temperatura da caldeira / esquentador, fechar as torneiras quando não estiver a utilizar a água e lavar a roupa em água fria. São passos que se transformam em rotinas diárias e que se refletem em alguns euros poupados.

Saiba como poupar divisão a divisão.

5. Usar uma lista de compras

Outro passo para começar a poupar dinheiro é usar uma lista de compras. Não vá ao supermercado sem ela. É a melhor ferramenta para garantir que só compra aquilo de que precisa. Estará a poupar dinheiro ao não cair na tentação de comprar apenas por impulso.

6. Abrir uma conta poupança

E porque nem todos conseguem poupar dinheiro se o tiverem à mão, o mais importante passo para o conseguir será abrir uma conta poupança. Direcione para lá uma parte dos seus rendimentos, porque já não ficará tentado a gastá-lo. 

Conheça ainda algumas formas divertidas de poupar dinheiro.