Continua desempregado enquanto outros conseguem colocação? Conheça 6 motivos pelos quais você não conseguiu emprego para descobrir o que precisa mudar na estratégia.

Currículo desadequado

Ter um currículo geral e não o adequar à oferta de emprego pode ser um dos motivos para não estar ainda empregado. O currículo não deve ser um simples relatório do seu percurso formativo e profissional. Adapte-o à vaga a que está a candidatar-se e inclua palavras-chave que adequadas à empresa em questão e ao mercado em que se insere. Veja, por exemplo, o que os recrutadores mais gostariam de ler nos currículos.

Não procurar

Se está em casa à espera que alguém lhe ofereça trabalho e se limita a responder a alguns anúncios, eis o motivo por que não conseguiu emprego. A procura deve ser mais ativa, de forma a alargar as probabilidades de ser colocado. Use os seus contactos e as redes sociais e vá pessoalmente a algumas empresas.

Área errada

Se tem vindo a candidatar-se a várias vagas e não foi eleito, talvez não tenha as competências adequadas. É comum o desespero levar a que os candidatos concorram a todo o tipo de funções, mas não conseguirá emprego se não tiver formação ou experiência na área que se propõe exercer. Redirecione a sua busca para aquilo que realmente sabe fazer.

Falta de preparação

As competências são um dos pontos-chave para qualquer contratação. Se em toda a sua vida profissional trabalhou numa só empresa, acomodado, e nunca investiu em obter novos conhecimentos, pode não estar preparado para as exigências da vaga a que se candidatou. E esse pode muito bem ser um dos motivos pelos quais você não conseguiu emprego.

Qualificações a mais

Mas também acontece o inverso. São vários os candidatos que admitem não ter conseguido um emprego por terem qualificações a mais. O profissional até pode estar aberto a novas experiências, mas por vezes as empresas rejeitam-no com esse argumento.

Ser prepotente

E porque o que é como pessoa conta tanto como o que é capaz de fazer profissionalmente, a prepotência ou arrogância podem ser também motivos para não conseguir emprego. Vangloriar-se constantemente, achar que pode fazer tudo sozinho e melhor do que os outros são atitudes descartadas à partida por empresas onde o trabalho de equipa é norma.

Para ser bem sucedido e conseguir emprego há que reunir determinadas requisitos. Como estas qualidades que os patrões mais admiram nos trabalhadores.