São várias as ideias erradas que até as pessoas inteligentes têm sobre dinheiro. Algumas delas por desconhecimento, outras que já são uma espécie de mito.

Eis 6 dessas ideias erradas sobre dinheiro.

O dinheiro traz felicidade

É comum ouvir-se dizer que o dinheiro traz felicidade. Nem sempre. Ter mais dinheiro e poder comprar ou fazer aquilo que gosta pode dar-lhe momentos de felicidade, mas se não o souber gerir só consegue o oposto: dores de cabeça.

Débito direto é mais barato

Mais uma ideia errada sobre dinheiro. Não tem qualquer desconto por pagar uma conta por débito direto. Apenas poupa tempo e a preocupação com a data limite para o fazer. Até poderá poupar algum dinheiro evitando eventuais multas por atraso nos pagamentos.

O banco aconselha o melhor

Será mesmo que o banco lhe aconselha o melhor para o seu dinheiro? Errado. O banco aconselha os produtos ou aplicações que vão render à própria instituição financeira, caso decida investir neles.

Ainda é cedo para poupar

Sobretudo os mais jovens pensam que é sempre cedo para começar a poupar, que têm muito tempo pela vida fora para o fazer, optando por usufruir ao máximo dos seus primeiros rendimentos. Mais uma ideia errada que até as pessoas inteligentes têm sobre dinheiro, dado que nunca se sabe quando precisarão de uma quantia extra.

Comprar um carro melhor pode render mais

Não deixa de ser um investimento, mas também não deixa de ser errado pensar que ter um carro melhor é uma garantia de ganhar bem com a sua venda futura. Seja qual for o carro, lembre-se que começa a desvalorizar assim que sai do stand, já para não falar nos juros que terá de pagar se fizer um crédito. Some o desgaste e as despesas de manutenção e verá que não é garantia de grande lucro.

Posso pagar mais tarde

Se a sua ideia de pagar mais tarde pressupõe usar o cartão de crédito quando não tem dinheiro para pagar de imediato, não podia estar mais errado. Errado se fizer disso a sua norma ou um hábito. Evite pensar no cartão de crédito como mais uma forma de pagamento à disposição, mas antes como ferramenta de recurso.

Se quer ter melhores finanças, a estas seis ideias erradas some as 7 coisas importantes a saber sobre dinheiro.