Há diversas formas de poupar dinheiro ao comer em restaurantes. Para não ter que abdicar totalmente dessa experiência porque as finanças não o permitem. Vá almoçar ou jantar fora, mas tenha alguns cuidados.

A escolha do restaurante é a primeira forma de poupar. Se já frequentou vários antes de ficar com limitações financeiras, pense no que oferece a melhor relação qualidade/preço para quando tiver que decidir para uma refeição fora de casa.

E utilize as seguintes formas para poupar nessas idas ao restaurante.

Escolha o dia certo

Se só vai ao restaurante em ocasiões especiais, esta dica não se aplica a si. Mas se está no grupo dos que gostam de variar indo uma ou outra vez ao restaurante, esteja atento à publicidade que fazem. Há estabelecimentos com ofertas em dias específicos da semana e outros que têm diariamente as happy hours, normalmente, horas mais tardias em que o serviço fica mais barato.

Almoço em vez de jantar

Se não é imperativo fazer esta ou aquela refeição fora de casa e se o que pretende é apenas fazer uma refeição por dia no restaurante, prefira o almoço. É ao almoço que a maioria dos restaurantes disponibiliza os chamados pratos do dia ou menus executivo, logo, a preços mais vantajosos do que o serviço à lista. Alguns estabelecimentos fazem mesmo um preço conjunto que engloba a sopa, o prato, a bebida e até o café.

Opte por meias doses

Ao escolher o prato, tente saber como são habitualmente servidas as doses para saber que quantidade pedir. Se forem duas pessoas, tentem chegar a acordo na escolha e peçam apenas uma dose para partilhar. Deverá ser suficiente, sobretudo se optarem por ficar com as entradas para petiscar. Em alguns estabelecimentos, até uma meia dose é suficiente para duas pessoas.

Leve sobras para casa

Não tenha vergonha de pedir para levar para casa o que sobrou. Isto no caso de pedir quantidade a mais para a sua refeição. Além de estar a poupar dinheiro, porque fica com comida para outra refeição em casa, ainda evita o desperdício.

Evite vinho e sobremesas

As bebidas são uma das principais fontes de despesa numa ida ao restaurante. Pode poupar dinheiro se optar pela água em vez de vinho ou até sumos. E se puder não comer a sobremesa, vai ver que nota a diferença no preço final da refeição. Aliás, diferença suficiente para comprar uma sobremesa que possa comer em casa e que lhe dará para mais do que uma refeição.

Dispense o pão e as entradas

O pão e as entradas vão estar na sua mesa qualquer que seja o restaurante escolhido. Mesmo que não os tenha pedido. Não ceda à tentação, mas confira a fatura no final para se certificar que não pagou o que não consumiu. As entradas estão entre os truques dos restaurantes para estes fazerem mais dinheiro.

Fugir a armadilhas

Existem truques escondidos nos menus dos restaurantes. Tenha-os em atenção. Coloque os óculos se for necessário, já que estes estão bem camuflados.

A alternativa mais eficaz do ponto de vista da poupança é mesmo fazer as refeições em casa. e até aqui, com receitas low-cost para toda a semana.

Veja ainda como conseguir comida de graça.