Como podemos motivar os nossos trabalhadores é uma questão que os líderes das empresas colocam frequentemente. Afinal de contas, um trabalhador motivado é um trabalhador mais produtivo. Em época de crise, o desânimo tende a imperar na empresa, traduzindo-se em resultados menos positivos. Mas há formas de motivar os colaboradores desmotivados dentro da organização. Muitas vezes, sem gastar dinheiro.

Elogiar

Às vezes, a melhor recompensa não é um prémio monetário. Para fazer mais e melhor, muitas vezes um colaborador só precisa que sentir que fez bem o seu trabalho. Elogiar é mostrar reconhecimento pelo trabalho realizado. Pode fazê-lo individualmente ou aproveitar as reuniões da equipa para o fazer.

Proporcionar formação

Por muito prazer que tenha no seu trabalho, o quotidiano de um colaborador pode vir a tornar-se enfadonho, concluindo que não está a evoluir na sua função. Contrarie esse sentimento, promovendo ações de formação dentro da empresa. Os colaboradores sentir-se-ão motivados ao aprender algo novo e isso vai traduzir-se na produtividade.

Distribuir responsabilidades

O colaborador é capaz de mais do que apenas cumprir ordens na execução de uma tarefa. Delegue responsabilidades, faça-o sentir que também é responsável pelo sucesso da organização. Oriente-o na forma de tomar as decisões adequadas para cada situação.

Melhorar a qualidade de vida

É certo que é o local de trabalho, mas também é verdade que é onde se passa a maior parte do tempo. Se se sentir bem nesse espaço, o colaborador ficará mais motivado. Pode ser um simples espaço onde possam fazer as refeições, com o equipamento necessário. E se está a pensar mudar a decoração, porque não deixar que cada um crie o espaço de trabalho ideal?

Comunicar: falar e saber ouvir

A comunicação numa empresa não deve ser feita em sentido único. Não fale com os seus colaboradores apenas para transmitir ordens ou chamar a atenção. Se o seu trabalho é útil para o negócio, lembre-se que as ideias dos trabalhadores também podem trazer benefícios. E mesmo que não tenham relação direta com o aumento da produtividade, podem ser um passo nesse sentido, já que aumenta a motivação do subordinado.

Fomentar o espírito de equipa

Promova atividades que permitam aos seus colaboradores conviverem num contexto diferente do local de trabalho. Isso vai reforçar os laços entre eles, aumentar o espírito de equipa e fazer com que remem para o mesmo lado. Podem ser encontros temáticos e periódicos ou, pelo menos, o jantar de aniversário da empresa ou de Natal.