6 Formas de Deixar Pacificamente o Emprego

Há diversas formas de deixar pacificamente o emprego. Porque nunca se sabe se vai voltar a trabalhar com o mesmo patrão ou com os mesmos colegas. Siga as nossas dicas para ter uma saída sem conflitos.

Sobretudo quando é o trabalhador que se demite, o ambiente que se gera em torno da decisão nem sempre é o mais agradável. Mas também não tem que ser uma decisão conflituosa. Veja algumas formas de o evitar e deixar o emprego de forma pacífica.

Avise com antecedência

Há prazos legais para entregar um pedido de demissão. Cumpra-os. Mas pense também que o seu patrão precisa de tempo para o substituir ou redistribuir as suas tarefas pelos restantes colaboradores. Dê-lhe esse tempo para que a sua saída não crie problemas.

Não divulgue a decisão

Até ter um feedback da entidade empregadora ao seu pedido de demissão, não espalhe a decisão por toda a empresa. Esse é um assunto que deve permanecer, numa primeira fase, entre as duas partes. Até porque uma contra proposta o pode fazer recuar na decisão.

Carta de demissão cordial

Não faça confrontações na carta de apresentação. Mesmo que apresente os motivos que levam à sua saída, opte por um discurso centrado no que de positivo a empresa lhe proporcionou.

Reúna com o chefe

Mesmo que tenha feito um pedido de demissão formal, peça ao seu chefe uns minutos da sua atenção para comunicar a decisão. Também nesta reunião, seja cordial e explique os seus motivos. Mesmo que esteja descontente com algumas questões, não opte por uma postura de “lavar roupa suja”. E siga a mesma indicação na hora de comunicar a saída aos seus colegas.

Organize o seu posto de trabalho

Além de deixar ao seu chefe a missão de encontrar um substituto, não lhe deixe a tarefa de arrumar o seu posto de trabalho. Faça-o antes de sair. Termine o trabalho que tem em mãos, organize e limpe os seus ficheiros, secretária e gavetas.

Sorria e agradeça

No momento da despedida, volte a agradecer aos seus superiores, cumprimente-os e não abdique de um sorriso.

Em suma, deixar pacificamente o emprego passa por sair de forma tão profissional quanto aquela com que sempre desempenhou o seu cargo ou tarefas. Não deixe que esse momento fique marcado pela negativa, porque podem ser portas que se fechem no seu futuro profissional.

Informe-se ainda acerca do que deve fazer antes de se despedir do emprego.