Há erros que não deve cometer no seu negócio caseiro, sob pena de o destruir. Lembre-se que o primeiro garante do sucesso de um negócio é o empresário que o cria. Mesmo que a actividade seja desempenhada em casa.

Não estudar o mercado

O primeiro erro pode ocorrer logo no momento da criação do seu negócio caseiro: não investigar se o mercado precisa do produto ou serviço que se propõe vender. Pode correr o risco de investir em algo que não lhe traga retorno.

Ignorar a concorrência

O estudo do mercado implica, também, conhecer a concorrência. Mas não basta saber o que os outros fazem e inovar no momento da criação do negócio para ter sucesso. Um bom empreendedor é aquele que procura fazer sempre mais e melhor. Os seus concorrentes podem fazer o mesmo. Por isso, evite o erro de subestimar as capacidades da concorrência.

Não inovar

Imagine que o seu negócio caseiro começou pelo hobby de fazer bolos para aniversários de amigos e familiares. Até podem ter muito sucesso no momento em que transforma essa paixão em negócio, mas os clientes também se cansam dos produtos. Um dos principais erros a evitar é não evoluir, não criar, não disponibilizar novos produtos ou serviços aos clientes.

Investir demasiado em matérias-primas

Quando se trata de bens perecíveis, é lógico que se vão comprando os ingredientes à medida que se recebem as encomendas. Mas se o negócio é, por exemplo, de criação de bijuteria ou joalharia, não cometa o erro de comprar demasiadas peças sem ter a certeza de que as vai usar. Pode ter alguma coisa em stock, sim, para encomendas que surjam com carácter mais urgente. Mas evite gastar demasiado se não sabe como vão correr as vendas. Esse dinheiro até poderá fazer falta para investir em algo que seja solicitado por um cliente.

Má gestão do tempo

Ter um negócio em casa é sinónimo de horários mais flexíveis, mas não abuse. Crie uma rotina de trabalho para evitar dispersar-se e correr o risco de não cumprir os prazos a que se comprometeu junto dos clientes. Entregar o que é pedido no dia combinado é um dos ingredientes essenciais para um negócio caseiro bem sucedido.

Não divulgar

Evite o erro de não divulgar o seu negócio caseiro. Confiar apenas nas referências dos atuais clientes e na publicidade boca a boca é limitativo de um negócio de sucesso. Promova aquilo que faz. Tem muitas formas de o fazer gratuitamente, sobretudo através das redes sociais, como o Facebook ou de uma forma mais profissional através do LinkedIn. E, mesmo aqui, aproveitando a sua rede de amigos para expandir o negócio.

Fique com ideias para divulgar o seu negócio.