Cansado de enviar currículos e de não obter resposta? Está na hora de corrigir certos erros que está a cometer no seu currículo há já algum tempo. Mais vale tarde do que nunca.

Erros ortográficos

O primeiro erro a evitar ao procurar emprego é não verificar os erros ortográficos e a linguagem utilizada no currículo. Não confie no corretor ortográfico e verifique o currículo clinicamente de uma ponta à outra.

Falta de informação

A preguiça é também uma inimiga no caso do candidato optar por não colocar as informações completas sobre as suas funções e experiências anteriores. Recomenda-se também dar a cara, ou seja, não esquecer de colocar a fotografia no currículo.

Muita informação

Por outro lado, muita “palha” no currículo coloca um recrutador de pé atrás com um candidato.

Nomes errados

Preste atenção também aos nomes que dá aos seus ficheiros e dados. Um e-mail chamado de “darkshadow87@gmail.com” não lhe confere grande imagem profissional.

Escolha um nome simples para o currículo como “João Silva – Currículo.pdf” e não envie ficheiros com o nome “João Silva – CV Vendas – III.pdf” que dizem de caras ao recrutador que o candidato tem várias versões de um currículo.

Falta de pesquisa

Responder à pressa a um anúncio de emprego não traz grandes resultados. É preciso ler bem a descrição do anúncio e pesquisar sobre a empresa, antes de enviar o currículo. A oferta de emprego pode até ser falsa. Em todo o caso é preciso trabalhar o currículo e a apresentação da candidatura, direcionando-os para essa vaga.

E-mail sem conteúdo

Evite ainda enviar um e-mal “frio”, sem texto de apresentação, referindo só que o currículo se encontra em anexo. O recrutador pode nem se dar ao trabalho de abrir o anexo.