Veja 6 ditados financeiros que lhe estão a sair caro. A sabedoria popular aplica-se a diferentes fases e momentos das nossas vidas. Na vida financeira pessoal e familiar ou até nos negócios. Mas se não souber aplicá-la de forma adequada pode resultar em efeitos negativos.

“Quem não tem dinheiro, não tem vícios”

Se o seu negócio está a começar, pense neste provérbio. Gaste apenas no essencial para a sua empresa funcionar e começar a impor-se no mercado. Não são os luxos que vão atrair os clientes, mas o produto ou serviço que tem para lhes oferecer.

“Quem compra o que não pode, vende o que não quer”

É o ditado que melhor se aplica a uma situação cada vez mais comum entre os portugueses: o sobreendividamento. Habituámo-nos a um determinado nível de vida e resolvemos mantê-lo mesmo quando os rendimentos baixam. Daí pode resultar ter de vender algo para comprar um bem essencial, por exemplo.

“Foi chão que deu uvas”

Aplica-se quando um negócio já não dá mais ou se fica desempregado. Mas não aplique este ditado até a situação ser mesmo irreversível. Às vezes, com persistência e proatividade por evitar que o provérbio faça parte da sua vida.

“Amigos, amigos, negócios à parte”

Quantas pessoas já ficaram mal financeiramente por fazer negócios com amigos? Muitas vezes, é nessas situações que se apercebe que não se tratava de amizade, mas apenas interesse. Saiba discernir as situações e aplicar o ditado no momento certo. Evita negócios falhados e amizades perdidas.

“A união faz a força”

Na vida familiar como na vida profissional, a falta de consenso pode abrir as portas ao insucesso ou às dificuldades. Se descurar este provérbio na gestão do seu orçamento, sobretudo quando é preciso começar a cortar nas despesas, as suas finanças saem prejudicadas.

“A verdade é como o azeite, vem sempre ao de cima”

Se é empresário, esforce-se para não mentir nem sequer omitir informação aos seus clientes. Pense que tudo se descobre. E o cliente de hoje pode deixar de o ser se se aperceber que foi enganado. Além disso, pode gerar publicidade negativa em torno da sua empresa, dificultando a angariação de novos clientes e novos negócios.

Coloque estes ditados sobre dinheiro em prática.

Conheça ainda os ditados populares sobre poupança e sobre investimento a reter.