5 passos para um Bom Pitch

Memorize estas 5 passos para fazer um bom pitch. Seja um oportuno pitch de elevador ou um pitch previamente marcado, estas são as estratégias a usar para ser bem sucedido na sua apresentação.

1. Explique em que consiste o produto ou serviço e que problema vai resolver

O tempo dos investidores é precioso para eles, pelo que não se deve demorar na apresentação da sua ideia de negócio ou de si próprio. Seja claro e conciso na exposição da sua ideia de negócio, explicando como vai resolver o problema dos seus potenciais clientes. Seja objetivo de início ao fim para não deixar o ouvinte perder o interesse.

2. Explique como a sua solução se diferencia das já existentes no mercado

Descreva e posicione o produto no seu mercado. Mencione o elemento diferenciador do produto no mercado e enumere as suas vantagens. Descreva as razões pelas quais o mercado vai escolher o seu produto ou serviço em detrimento de outros.

3. Crie empatia com a pessoa que está a ouvir e dê-lhe os dados que ela precisa para tomar uma decisão

Se o pitch é para investidores, não pode ser tímido na hora de falar de números e de lhes explicar como é que eles vão ganhar dinheiro com o seu investimento. Se está a falar para potenciais clientes, seja rápido a explicar como é que eles vão poupar ou beneficiar com o seu produto ou serviço.

4. Descreva a equipa responsável pelo projeto

Este é um dos pontos mais importantes do pitch. Explicar como surgiu a ideia e porque é que os fundadores são a equipa certa para levar o negócio avante é um fator crítico de sucesso, especialmente se procura financiamento.

5. Mostre disponibilidade para falarem com mais tempo

No final faça uma curta conclusão e convide o seu interlocutor para um novo encontro, com mais tempo. Deixe ficar o seu cartão de visita ou pergunte se o pode contactar.

Se está à frente de um negócio que está a começar, é importante que treine o seu pitch muitas vezes, para que seja bem sucedido sempre que aparecer uma oportunidade inesperada.