Quem não quer pagar menos IRS em 2016 que atire a primeira declaração. Veja como poupar no IRS com estas 6 dicas, antes de entregar a sua declaração.

Verificar faturas

É necessário verificar as faturas pedidas com número de contribuinte até dia 15 de fevereiro no portal e-fatura para ter direito a deduções no IRS.

Deduzir o máximo possível

As despesas com saúde, educação, habitação, lares e pensão de alimentos podem ser deduzidas no IRS até um determinado limite. Veja o que pode abater no IRS 2015 e aproveite ao máximo a dedução.

IVA das faturas

A dedução de IVA no IRS permite ao contribuinte deduzir 15% do valor do IVA de faturas emitidas com o seu NIF, no valor máximo de 250€ por agregado familiar. No entanto, esta dedução só é aplicável a alguns setores, exigindo despesas avultadas.

Escolha de independentes

Os trabalhadores independentes que prestem serviços apenas a uma entidade (e que não tenham contabilidade organizada), podem optar pelo regime simplificado ou pelas regras aplicáveis aos trabalhadores por conta de outrem no anexo B, o que permite poupar no IRS, caso os rendimentos anuais sejam inferiores a cerca de 16.416 euros.

Saiba mais no artigo recibos verdes no IRS como dependente.

Dica extra para trabalhadores independentes: inserir os pagamentos por conta nas retenções do IRS para baixar o total a pagar.

Cumprir os prazos

Poupar em multas no IRS é igualmente importante para a carteira do contribuinte. As multas por não entregar o IRS a tempo começam nos 25 euros. Todos os anos tenha atenção aos prazos de entrega do IRS.

Corrigir erros

Se entregar uma declaração de IRS com erros e estes forem detetados somente depois do prazo de entrega, habilitar-se-á a pagar multa. Se o erro for detetado 30 dias depois do fim do prazo de entrega, a multa é ainda maior. Se corrigir os erros dentro do prazo, através de uma declaração de substituição, não tem de pagar multa.

Veja como substituir a declaração de IRS.

Otimizar declaração

Alguns serviços financeiros permitem otimizar a declaração para poupar e pagar menos IRS. Se não ficar satisfeito com o resultado da sua simulação de IRS, pode tentar maximizar as opções da sua declaração junto de especialistas.