Há um emprego à sua espera? Para o conseguir, siga estas 6 dicas para o que deve fazer antes da entrevista de emprego. Só com essa preparação poderá brilhar no momento crucial e abrir portas a uma possível contratação.

1. Conheça a empresa

A preparação da entrevista é um ponto fulcral da procura de emprego. Assim que é convocado para a entrevista, pesquise sobre a empresa. O que faz, para quem trabalha, quais os objetivos e os resultados que tem obtido. Não só a informação institucional, através do site ou redes sociais, mas também eventuais notícias. Assim, estará mais à vontade na hora de fazer as suas perguntas ao recrutador. Esta é uma das coisas a fazer obrigatoriamente antes da entrevista de emprego.

2. Conheça o entrevistador

Nem sempre é revelado o nome da pessoa que vai entrevistar um candidato a emprego. Se não o disserem, tente descobrir, já que conhecê-lo pode ser mais um ponto a seu favor. Recorra, por exemplo, ao LinkedIn para saber quem é e que cargo desempenha na empresa. Assim, poderá saber previamente se irá trabalhar diretamente com essa pessoa e interagir melhor durante a entrevista.

3. Saiba em que consiste a função

A função a que se candidata também é algo que tem que conhecer bem. Aprofunde o conhecimento acerca da função, para saber o que o recrutador espera de si e o que deve demonstrar na entrevista para ser o escolhido.

4. Reconheça o local da entrevista

No caso dos desempregados, gastar dinheiro em duas deslocações pode parecer descabido, mas não há nada melhor do que ir ao local da entrevista antes do dia e hora marcados. Só assim poderá saber, ao pormenor, onde fica, quais as opções de transportes, onde estacionar (se for de carro) e de quanto tempo necessita para lá chegar. Assim, evita chegar atrasado ou stressado à entrevista.

5. Prepare as respostas

As perguntas que lhe serão colocadas durante a entrevista não são divulgadas previamente e, por vezes, dependem do desenrolar da mesma. Mas seja qual for a função ou a empresa, há questões comuns para as quais pode pensar previamente as respostas.

6. Tire cópias do currículo

Não se espante se, mesmo já tendo enviado o currículo quando enviou a candidatura, lhe for solicitado no momento da entrevista. Para evitar essa surpresa, faça cópias do currículo e leve-as consigo. Pode ser entrevistado por mais do que um recrutador e pode acontecer que algum deles não tenha chegado a ler o currículo que enviou.

Se fizer este trabalho de casa antes da entrevista não lhe podemos garantir que o lugar seja seu. Mas certamente entrará para a entrevista menos nervoso, mais confiante, mais seguro e, por tudo isto, capaz de um melhor desempenho.