6 Dicas de Como se Comportar no Novo Emprego

Quando se começa um novo emprego pode-se ficar sem saber exatamente como agir. É aqui que o Economias entra em cena, com dicas de como se comportar no novo emprego.

Tomar notas

Há muita coisa a abarcar e pouco tempo para o ajudarem. Aponte todas as informações úteis para não ter de importunar ninguém com as suas dúvidas. Anote senhas, nomes de pessoas, cargos, contactos, etc.

Descobrir posição

Descubra exatamente o que é esperado de si no cargo e na empresa, incluindo os papéis que não surgem no anúncio de emprego. Isto é importante para descortinar responsabilidades e para não correr o risco de pisar territórios alheios.

Encontrar suporte

Mesmo que trabalhe na mesma área, precisa da ajuda de alguém dentro da empresa que lhe mostre o funcionamento desta e as particularidades mais escondidas. Encontre uma pessoa que lhe possa ajudar nos primeiros dias de trabalho e agradeça o seu apoio, com um convite para almoçar, por exemplo.

Escolher um mentor

Melhor do que ter uma pessoa amiga a mostrar a empresa, é ter um mentor que passe inspiração para trabalhar e que lhe dê algum feedback do seu trabalho. Será essencial para evitar cair nos obstáculos e para encontrar o caminho correto mais rapidamente.

Manter a neutralidade

Mantenha-se neutro como a Suíça: não tome partidos relativamente aos seus novos colegas de trabalho. Há muito por descobrir no ambiente de trabalho, sendo que o novo colaborador não deve fazer julgamentos nem escolher lados, para não se colocar em situações que não deseja.

Trabalhar em equipa

Não queira ser o lobo solitário da empresa. Apresente-se e interaja com o grupo de trabalho. Demonstre que sabe trabalhar em equipa para ser envolvido nos projetos e nos convívios. Tente criar empatia com os colegas de trabalho. Quando encontrar empatia conseguirá subir degraus na adaptação no trabalho.

Veja as 10 coisas a fazer no primeiro dia de trabalho e os 7 erros a não cometer no novo emprego.