6 Desvantagens de ser Freelancer e Como as Contornar

Ser freelancer não é um mar de rosas. Apesar das vantagens apontadas ao trabalho freelancer, existem desvantagens no outro lado da balança de ser freelancer que podem afastar alguns trabalhadores deste tipo de trabalho.

Solidão

Uma desvantagem de ser freelancer é a solidão. Entre as dicas para freelancers encontra-se uma que permite contornar esta situação que é trabalhar com outros freelancers, partilhando um local de trabalho, dinamizando o trabalho de todos.

Risco

Trabalhar como freelancer significa trabalhar com insegurança. Se num mês há trabalho, no outro pode não haver. Para contornar esta desvantagem é preciso conseguir assinar um contrato de trabalho com algum cliente em especial.

Recibos verdes

O trabalhador freelancer, como trabalhador independente, tem de preencher recibos verdes. Ele tem de pagar altas contribuições à Segurança Social e pagar uma soma anual de IRS em vez de fazer descontos no seu ordenado mensal para o IRS. Ao assinar um contrato de trabalho com alguma empresa (mas continuando a trabalhar como freelancer ao mesmo tempo), o freelancer pode fazer descontos para a Segurança Social como trabalhador por conta de outrem.

Oscilação no rendimento

Um freelancer pode ganhar uma quantia considerável num mês e receber zero no mês seguinte. Para combater esta desvantagem o freelancer tem de poupar e investir, apostando em soluções de poupança e de investimento.

Veja como conseguir mais clientes como freelancer.

Horário mais exigente

Uma das vantagens de ser freelancer está no horário flexível mas esta vantagem permite que surjam complicações como uma extensão de horário de trabalho, trabalhando-se mais do que um trabalhador dependente com um horário rígido. O freelancer tem de ser organizado e exigente consigo mesmo no que respeita a gestão do tempo.

Saiba como gerir o tempo no trabalho como freelancer.

Distrações

O freelancer que trabalha em casa está sujeito a mil e uma distrações. É necessário encarar a casa como um local de trabalho sagrado, onde as pessoas e outras distrações não podem entrar.