6 Desvantagens de pagar as dívidas cedo

Pagar as dívidas o quanto antes é o mais recomendado. No Economias aconselhamos a pagar a dívida o mais brevemente possível, para limpar o nome no Banco de Portugal, mas também podemos referir a existência de certas desvantagens em pagar as dívidas mal se tenha um pouco de dinheiro em mãos.

Surgirem outras prioridades

O dinheiro extra que se recebeu pode ser necessário em despesas mais urgentes da família, como a alimentação, a saúde e a educação, enquanto a dívida não é afetada significativamente por mais um atraso no seu pagamento.

Ter de pagar comissões

Amortizar crédito pode tornar-se desvantajoso, se o banco pedir comissões pela amortização. Apesar da amortização de um empréstimo permitir diminuir a exposição à divida, esta operação pode acarretar uma penalização.

Perder outras alternativas

Em vez de pagar crédito a crédito, e juros sobre juros, é possível agregar todos as dívidas de num único crédito, chamado de crédito consolidado, e assim baixar os encargos financeiros mensais do orçamento familiar.

Perder acesso a programas especiais

Por vezes são criados programas excecionais de regularização de dívidas, como o perdão de dívidas de portagens, ou o regime extraordinário de proteção de devedores, por exemplo. Pagar a dívida rapidamente não permite aceder a condições especiais no pagamento de dívidas.

Não aceder às prestações

Em vez de pagar uma dívida de pronto, o devedor pode pagar a mesma a prestações. É verdade que terá de pagar mais juros por isso, mas andará mais desafogado todos os meses, já que a dívida a pagar foi dividida em pequenas parcelas.

Não fazer investimentos

Existe sempre um custo de oportunidade. O dinheiro que se utilizou para pagar um pouco de dívida podia ter sido utilizado em investimentos geradores de mais rendimentos, para pagar a dívida na totalidade.

Mais uma vez referimos que existem fortes razões para se pagar as contas mal elas cheguem. Contudo, em vez de agir apressadamente, convém equacionar todas as vantagens e desvantagens de uma ação e pensar em todas as alternativas existentes.

Fique com 6 formas de pagar dívidas.