Já pensou nas coisas que podem desvalorizar um imóvel? Podem parecer muito naturais quando se habituou a viver com elas, mas se quiser vender a casa podem ser um entrave.

Não só o preço dita o sucesso da venda de um imóvel. Por muito bom que o negócio pareça financeiramente, são muitos os aspetos tidos em conta por quem quer comprar e que podem fazer baixar significativamente a oferta.

1. Estar localizado numa zona da habitações vazias

Uma zona com muitas casas fechadas, desabitadas e à venda pode ser um fator de desvalorização do seu imóvel. Deixará o potencial comprador receoso do motivo de tal cenário.

2. Ter uma má vizinhança

Da mesma forma, uma zona com má vizinhança também não contribuirá para valorizar a sua casa. Pelo contrário. Se tem más relações com os vizinhos ou se criam conflitos em redor e os potenciais compradores se apercebem disso quando visitam o imóvel, é provável que lhe façam uma oferta mais baixa.

3. Estar localizado numa zona de bares

Nem toda a gente convive bem com bares e discotecas na vizinhança. Habitualmente, são sinónimo de maior movimentação na rua, barulho pela noite dentro e até lixo espalhado. Se o seu imóvel está numa zona com estas características, certamente será desvalorizado.

4. A ausência de garagem

E porque praticamente todas as famílias têm pelo menos um carro e estacionar na via pública é em alguns locais missão quase impossível, quem pensa comprar vai desvalorizar uma casa que não tenha garagem ou, pelo menos, estacionamento fácil por perto.

5. Um desleixo claro

Não ter feito obras de manutenção na casa ou não cuidar do jardim exterior são outras coisas que podem desvalorizar um imóvel. Alguns especialistas dizem que não cuidar da aparência visual da habitação pode diminuir em 5% o valor da mesma.

6. Ter as escolas distantes

Sobretudo para quem está a comprar casa porque está a constituir família ou esta está a crescer, a educação é um fator preponderante. E um imóvel que não tenha escolas nas imediações será um imóvel desvalorizado por estes potenciais compradores.

Já que se fala em desvalorização da casa, veja como avaliar um imóvel usado com base em alguns destes fatores.