O dinheiro não é tudo na vida. Ele faz muita falta no fim do mês para pagar as contas e os vícios mas muito trabalhadores portugueses prefeririam ver outras coisas melhoradas no seu trabalho, acima do ordenado. Há alturas até em que não compensa ter um ordenado maior.

Segurança acima de tudo

Os trabalhadores, sobretudo os subcontratados, a falsos recibos verdes, gostariam de poder dizer que têm uma profissão garantida, que lhes passe segurança. Mais importante do que receber um ordenado é receber esse ordenado com condições e garantias.

Nós estamos aqui e continuaremos a estar

A instabilidade no trabalho afeta o desempenho do colaborador. Se garantir que a sua empresa está de boa saúde financeira e se fizer encontros de empresa com alguma frequência, estará a criar um ambiente familiar para o trabalhador, que assim perde o receio de poder ser despedido de um dia para outro e o sentimento de não pertença.

O respeitinho é bom e eu gosto

Quem não gosta de ser respeitado? Umas das principais razões para o colaborador se demitir é a falta de consideração por si e pelo seu trabalho. Todos os colaboradores devem ser respeitados e tratados de forma idêntica. Todos diferentes, todos iguais.

Obrigado, o seu trabalho é bom

Passar feedback para um colaborador é essencial. Para um colaborador se sentir acompanhado e acarinhado, dê-lhe feedback do seu trabalho. Dizer um simples obrigado a um funcionário pode fazer a diferença para este.

Eu estou aqui e tenho poder na matéria

Muitos colaboradores estão limitados diariamente no seu trabalho. Eles até podem ter ideias importantes para o funcionamento da empresa mas simplesmente ninguém as quer ouvir. Mais do que ter ideias, elas podem muito bem saber executá-las. Deixar o colaborador estagnar, fazendo sempre as mesmas tarefas, é contraproducente para ele e para a empresa.

Se existe algum problema nós ajudamos

Acima de tudo os trabalhadores são pessoas e a empresa uma família. Quando estes têm muito trabalho ou algum problema, é importante que o chefe os consiga compreender e os ajudar.