6 Coisas que Não Deve Ter na Carteira

Ter uma carteira cheia no bolso ou na bolsa é desconfortável, e ao mesmo tempo perigoso. Eis o que não deve ter geralmente consigo na carteira, para evitar dissabores.

Vários cartões de crédito

Já ter um cartão de crédito na carteira é arriscado, quanto mais vários. Para além de serem tentações ao consumo, em caso de roubo ou de perda dos cartões de crédito, são mais cartões a cancelar e com os quais se preocupar. O ideal é andar só com um cartão de crédito na carteira e ter o número a marcar gravado no telemóvel, para o caso de extravio do cartão.

Uma pessoa poupada poderá ter só um cartão na carteira.

Passwords e códigos

Algumas pessoas costumam apontar as suas palavras chaves e códigos em papel e trazer este sempre consigo na carteira. Escusado será dizer que está perdido se tiver um cartão e o seu respetivo código por perto, ao perder a sua carteira.

Chaves

Andar com a chave de casa na carteira é um risco que não deve correr. Para além do ladrão saber onde mora (a morada está em diferentes cartões), ele tem a chave para entrar, e uma boa desculpa para sondar o seu lar (dizer que ia devolver a carteira).

Cheques

Cheques em branco ou já preenchidos podem resultar em dinheiro levantado da sua conta indevidamente. Deixe o livro de cheques por casa e só os transporte consigo no dia que realmente necessitar.

Passaporte

O passaporte também só deve ser transportado no dia da viagem. Ele pode ser usado para viagens e para abrir contas em seu nome, além de ser preciso gastar 65€ num passaporte novo.

Certidão de nascimento

Os ladrões de identidade podem fazer bom uso da sua certidão de nascimento, e em caso de perda, esta custa-lhe 20€.

Tenha o cuidado de esvaziar a carteira de documentos importantes se vai viajar. Confira como guardar dinheiro em viagem.