6 Coisas que lhe dizem que não é um líder

Há líderes que o são e aqueles que o pensam ser. Conheça de seguida 6 coisas que lhe dizem que não é um líder. Porque os comportamentos é que ditam quem tem o dom da liderança.

Pensar que se é um líder é um sentimento comum nas empresas. Muitas vezes, são apenas chefes, não evidenciando aquelas que são as características de uma verdadeira liderança. Vejamos, então, que sinais revelam que não está a ser efetivamente um líder.

1. Ter um negativismo constante

Se só está pronto para chamar a atenção dos seus colaboradores, se só aponta o dedo às falhas e não consegue dar uma palavra de incentivo ou um elogio pelo que fizeram bem, não é um líder.

2. Não motivar

Também não é um líder se não sabe motivar a sua equipa. Não está a saber liderar se a cada dia que passa os trabalhadores estão mais descontentes com o seu trabalho e já não se esforçam para fazer melhor. Este é até um sinal de que é um mau patrão.

3. Não delegar

Quando é demasiado controlador, quando chama a si todas as decisões e não confia nos seus colaboradores para o ajudarem a crescer no negócio, também não evidencia características de liderança.

Se um chefe centraliza, um líder delega. Saiba como distinguir um chefe de um líder.

4. Prometer mas não cumprir

Um líder não é aquele que promete tudo e cumpre tudo. É, sobretudo, aquele que promete aquilo que pode cumprir. Ser líder não é tentar manipular os colaboradores prometendo promoções e aumentos de salário em troca de mais trabalho ou dedicação e falhar quando eles atingem as metas exigidas.

5. Não dar o exemplo

Exige tudo da sua equipa de trabalho mas não faz nada do que lhes pede? Então não está a dar o exemplo e, por isso, não está a ser um líder. É ao dar o exemplo, permitindo que o imitam, que um líder o pode ser na organização. Porque assim mobiliza os outros em torno de um fim comum.

6. Não pensar a longo prazo

Os objetivos de uma empresa devem ser definidos a curto, médio e longo prazo. Se não o faz na organização que comanda, não está a ser líder. Não é líder aquele que não é capaz de olhar em frente, de acompanhar a evolução e prever as tendências do mercado em que opera.

Se se revê nestes cenários, não está a saber assumir a liderança. Veja, então, quais as características de um grande líder e como mostrar que é um bom líder.