Nem toda a gente tem a felicidade de trabalhar com um patrão inspirador e motivante. Na verdade, muitos colaboradores sentem dificuldade em lidar com o seu patrão, que se demonstra insensível e indiferente aos seus esforços e contactos. Porém, nem neste último caso as coisas estão perdidas.

Descubra se tem um bom chefe ou um mau patrão.

1. Perceber que a culpa é dele

Se está confiante no seu desempenho na empresa, então o problema não está em si mas sim no seu patrão. Não tente controlar coisas que não podem ser controladas.

2. Não entrar em disputas

Caso o seu patrão aja como uma criança e lhe atire acusações infundadas à cara, ou o trate de forma injusta, tente sair por cima, não respondendo à letra, acabando por dar um exemplo de superioridade e de profissionalismo.

Saiba o que fazer quando o chefe gritar consigo.

3. Evitar falar mal

Falar mal do patrão nas suas costas só pode trazer resultados negativos. Guarde para si as queixas, não partilhe e descarregue a sua insatisfação nos seus colegas ou no departamento de recursos humanos, já que falar mal do chefe publicamente também traz desvantagens para o trabalhador.

4. Trabalhar melhor

Se mostrar o seu valor para a empresa, produzindo/vendendo cada vez mais ou fazendo um trabalho mais eficiente, ganhará o respeito do seu patrão, e melhor do que isso: o seu próprio respeito e a sua própria satisfação.

5. Alargar contactos

Continue a alargar a sua rede de contactos e a prestar atenção ao mercado de trabalho da sua área. Nunca se sabe quando surge uma melhor oportunidade do que a presente.

6. Demitir-se

Caso não aguente de nenhuma forma o seu patrão, tem sempre a hipótese de se demitir. Se já pensou o suficiente sobre a sua demissão e se sua decisão está tomada, sem retorno, veja os passos a dar antes de se despedir e as formas de se despedir com estilo.