6 Aspetos a ter em conta antes de aceitar um novo emprego

Está feliz por ter encontrado uma nova oportunidade de emprego e por estar perto de receber um novo salário? Então tenha calma. Ainda tem alguns aspetos a considerar antes de aceitar o novo emprego.

Salário real

Receberá um valor certo por mês ou um pagamento só pelas horas de trabalho que fizer? Faça as contas ao que ganha à hora no velho e no possível novo emprego. Existirão bónus ou comissões? Calcule qual será na prática o salário real ao fim do mês, contando com descontos para a Segurança Social e a retenção de impostos.

Férias

Algumas empresas podem ser mais flexíveis quanto ao tempo e à marcação de férias. Conheça os dias de férias a que tem direito e saiba valer os seus direitos.

Ausências

Pergunte sobre as faltas que eventualmente tenha de dar e pela possibilidade de sair mais cedo do trabalho num dia ou noutro. A nova empresa pode ser mais ou menos flexível e isso ter o seu peso na hora de tomar uma decisão.

Benefícios

Descubra quais os benefícios que a nova empresa oferece normalmente aos seus funcionários. Desde a contratação de seguros a descontos em ginásios (e outros protocolos que a empresa tenha assinado). Todos os descontos são bem-vindos.

Progressão

Questione a possibilidade de progressão dentro da empresa e a possibilidade de aumento de ordenado. Pode não ter grande margem de manobra no novo emprego e não ser muito proveitosa a mudança.

Ambiente

Por fim, investigue o ambiente de trabalho na nova empresa. Não lhe afeta a carteira mas o bem estar, que também é importante. Apesar do melhor salário, um trabalho pode ser muito exigente e acabar por não compensar todo o esforço adicional que tem de fazer.