Na dúvida entre adotar um horário de trabalho flexível e um horário de trabalho fixo, pode medir as vantagens e as desvantagens de um e de outro método de trabalho. Quanto ao horário de trabalho rígido, o horário de trabalho tradicional, as vantagens principais são 5.

Disponibilidade

Com o horário fixo de trabalho o empregador pode contar com os trabalhadores sempre de uma determinada hora a outra: o horário estipulado para o trabalho semanal em contrato. Neste intervalo temporal todas as atenções do trabalhador estão viradas para o empregador.

Sincronização

No horário rígido de trabalho todos os colaboradores trabalham em sincronização no mesmo espaço de tempo diário. Eles podem assim trabalhar em conjunto e comunicar entre si, retirando eventuais dúvidas que possam aparecer.

Espírito de equipa

Com a equipa concentrada no mesmo local e horário de trabalho, o empregador consegue criar um espírito de equipa, o que não acontece muitas vezes com o horário de trabalho flexível onde a coesão e a integração são mais difíceis de se alcançar.

Rotina

A rotina de trabalho é facilitada com a adoção de um modelo de horário fixo. Manter uma rotina pode ser uma vantagem para o funcionamento da empresa e do negócio.

Organização

O horário normal de trabalho permite também manter uma maior organização do trabalho efetuado, assim como um supervisionamento mais atento do mesmo.