O trabalho por turnos consiste em exercer uma dada função em diferentes horários, integrando-se os trabalhadores em horários rotativos, realizando estes as mesmas funções em períodos temporais diferentes. Trabalhar por turnos tem vantagens e desvantagens para o trabalhador. Neste artigo olhamos para o lado positivo de trabalhar por turnos: os benefícios.

Flexibilidade

Quem trabalha por turnos tem horários mais flexíveis, podendo ir à Segurança Social ou às Finanças resolver determinadas situações num dia e ir ao cinema com a cara-metade noutro. Quem trabalha no horário rígido das 9h às 18h tem mais dificuldades para ir ao banco, ao médico ou para sair à noite.

Fuga de rotina

Se trabalhar por turnos consegue escapar à rotina diária que tanto custa a muitos trabalhadores pelo mundo fora. É uma forma de trabalho mais adequada para quem tem problemas com rotinas.

Compensações

O trabalhador em turnos pode ter direito ao subsidio de turno. O trabalho noturno confere um acréscimo ao pagamento do trabalho efetuado durante o dia. Nada disto acontece com o horário de trabalho tradicional.

Tranquilidade

Trabalhar em diferentes horários permite fugir às horas de ponta e aos respetivos engarrafamentos. A pessoa pode desfrutar de maior tranquilidade na sua deslocação para o trabalho.

Vida familiar

O pai ou mãe que trabalha por turnos pode tomar conta dos filhos, ajudando-os nos deveres, levando-os à escola ou passando algum tempo de lazer com eles. Se um dos pais está ausente, o outro está disponível, podendo dividir-se a vida familiar também por turnos, não se perdendo os momentos com filhos, nem se correndo riscos ao deixar os mesmos sozinhos.