5 Vantagens de Preencher o IRS Online

Preencher o IRS pela internet traz-lhe vantagens como o reembolso do IRS com maior antecedência. Mas essa não é a única vantagem. Veja outras.

Note que quando for necessário entregar os anexos B, C, D, E, I ou L, a declaração tem de ser feita obrigatoriamente pela internet.

Comodidade

Preencher o IRS online traz desde logo a vantagem de evitar filas de espera e de perder tempo e dinheiro em deslocações. É gratuito (tirando a conta da internet que tem sempre de pagar). Pode preencher a qualquer hora, mesmo offline.

Preenchimento

Quem entrega o IRS pela internet tem a declaração já pré-preenchida, com dados enviados pela entidade empregadora, o que poupa trabalho ao se fazer a declaração anual de IRS.

Apoio

Se entregar o IRS pela internet terá ajuda no preenchimento da declaração, o que evita cometer erros e pagar multas. Se tiver enviado uma declaração incompleta ou com alguma informação errada, pode sempre enviar uma nova declaração, já corrigida.

Veja como substituir a declaração de IRS.

Simulação

Ao preencher o IRS online terá acesso a opções como guardar, imprimir e simular. Se fizer simulações conseguirá saber de imediato o montante de imposto a pagar ou a receber.

Receber o IRS em 20 dias

A Autoridade Tributária e Aduaneira compromete-se a fazer o reembolso do IRS mais cedo para os contribuintes que entreguem a declaração de IRS via internet. A devolução do IRS pode ser feita em 20 dias para quem entregar a declaração pela internet, mas ainda não há nenhuma garantia oficial da AT de cumprir esse prazo neste ano.