Conheça alguns truques de poupança que o farão sentir-se mais rico. Mesmo que o rendimento se mantenha, há formas de manter a sua carteira mais recheada. Basta gastar menos.

Poupar não é mais do que gastar menos do que se ganha. E quanto mais poupar, mais rico se irá sentir, porque consegue esticar o seu dinheiro. Basta utilizar alguns destes truques de poupança.

Não compre presentes, faça-os

Se é daquelas pessoas que faz questão de oferecer presentes, faça-os em casa. Podem ser pequenas iguarias ou até artigos de cosmética. Vai ver que o que sobra na sua carteira o vai fazer sentir-se mais rico.

Desligue as luzes e aparelhos

A conta da eletricidade é habitualmente uma fatia considerável do nosso orçamento. Pode reduzir essa despesa ligando apenas as luzes essenciais, tendo o hábito de as desligar quando não precisa. Faça o mesmo com os aparelhos, desligando mesmo o stand-by.

Desista das assinaturas

Quer sentir-se ainda mais rico sem deixar de o ser a nível cultural ou de informação? Porquê pagar por assinaturas de publicações que não chega a folhear e que pode consulltar de forma gratuita e legal na internet? Opte por manter apenas o que realmente lhe interessa e lê para não gastar sem tirar proveito disso. Verá quanto ganha no final do ano.

Aproveite as promoções

Não deixe de aproveitar as promoções que lhe oferecem nos supermercados. Mas faça as contas primeiro para se certificar que daí obtém poupança. Diminuiu a conta do supermercado, mantendo a conta bancária ou a conta mais recheadas.

Faça o mesmo com o consumo de cultura. Aproveite as iniciativas de entrada livre ou os dias em que são gratuitas as entradas em museus e monumentos. E vá ao cinema à segunda-feira, dia em que os bilhetes são mais baratos.

Evite máquinas de venda

Não ceda à tentação de comprar em máquinas de venda automática. Sejam alimentos ou bebidas, são sempre mais caros. Acredite que se sentirá mais rico se procurar um outro ponto de venda, porque pagará bem menos pelo mesmo.

Além destes truques, utilize estes métodos de poupança que realmente funcionam.