5 Truques baixos nos carros usados que lhe podem custar milhares

Comprar um carro usado permite poupar dinheiro mas também pode acontecer de se comprar gato por lebre. Estes são alguns truques de venda de carros usados aos quais deve estar atento.

1. Quilometragem a menos

O conta-quilómetros pode dizer-lhe um número de quilómetros que até lhe parece razoável, mas esse número pode ter sido adulterado pelo vendedor.

Verifique se o número do chassi (que se encontra tradicionalmente gravado junto ao motor) equivale ao número constante no registo de propriedade do carro. Confira se junto à placa de identificação existem sinais de soldadura ou de colagem.

Pode também analisar o interior do carro: caso o volante, os pedais ou os estofos estejam muito gastos e a quilometragem seja ainda pouca, é provável que esta seja falsa.

2. Pintura recente

Um carro bem lavado tem outro aspeto. O vendedor sabe disto muito bem. Um carro bem pintado tem o mesmo efeito. Mas cuidado. A pintura pode esconder antigos acidentes do veículo. Preste atenção a mossas e diferenças de tonalidades na pintura, a marcas de tinta, faróis mal encaixados, a portas desalinhadas e a possíveis desníveis no alinhamento dos painéis da carroçaria.

3. Lavagem recente

Confira o motor. Espreite se há fugas de óleo na zona do motor. Mas não fique muito descansado se a zona estiver bastante limpa: ela pode ter sido lavada recentemente para esconder alguma fuga.

Conheça os cuidados a ter na inspeção de um veículo usado.

4. Mecânica dúbia

O melhor é pagar mais um pouco e levar um mecânico consigo para conferir o estado do carro. O vendedor pode desconhecer ou estar a esconder a verdade quanto ao estado mecânico do carro. Descubra se a correia de distribuição já foi mudada, por exemplo. Não confie no que é apenas lhe dito.

5. Informação errada

Da mesma forma pode dirigir-se ao IMT para inteirar-se sobre o historial do carro usado que deseja comprar. Este pode ter sido roubado, ter multas para pagar ou estar incluído numa hipoteca.

Veja as perguntas que pode fazer antes de comprar um carro usado.