5 Tipos de Entrevistas de Emprego

Quando se candidata a um emprego, deve estar preparado para todo o tipo de entrevistas de emprego. Sim, porque não há só entrevistas individuais num processo de recrutamento.

Só conhecendo os tipos de entrevistas possíveis para concorrer a um cargo poderá preparar-se para qualquer circunstância.

Entrevista pessoal de triagem

Quando se pensa em entrevista de emprego, pensa-se quase instantaneamente em entrevista pessoal ou individual. Mas a primeira, a de triagem, serve para conferir as informações avançadas na carta de apresentação ou no currículo, de forma a manter no processo de recrutamento apenas os candidatos com os requisitos exigidos. Em alguns casos, esta entrevista pessoal de triagem até poderá ser feita pelo telefone.

Entrevista de seleção

Pode ser uma ou várias. Falamos da entrevista de seleção, aquela em que o recrutador vai tentar aferir se é a pessoa certa para o cargo. Este é o momento chave para causar a melhor impressão junto da empresa. Não só pela forma como se apresenta, mas pelo que irá responder às questões que visam traçar o seu perfil e o seu real interesse na vaga de emprego. É uma forma de cruzar a maneira de ser e de estar com as competências demonstradas no currículo.

Entrevista de grupo

Menos comum mas cada vez mais frequente é a chamada entrevista de grupo. Não é posto à prova sozinho, mas juntamente com outros candidatos ao mesmo emprego. Em vez de questões diretas, nestas entrevistas que os profissionais apelidam de dinâmica de grupo, os candidatos são colocadas à prova em exercícios e discussões que permitem avaliar a capacidade de comunicação e de trabalharem em equipa ou até que ponto conseguem assumir a posição de lideres.

Entrevista à distância

Mas para ser contratado, a entrevista já não tem que ser obrigatoriamente presencial. Imagine uma empresa com sede distante do local para onde contrata. Pode não justificar a equipa de recursos humanos deslocar-se à cidade onde pretende abrir uma delegação ou escritório. Nestes casos, pode ser entrevistado pelo telefone ou recorrendo a aplicações informáticas como o Skype, que possibilitam uma conversa em tempo real. Neste último caso, com possibilidade de associar a imagem à voz se os interlocutores possuírem webcam.

Se nunca esteve nessa situação, veja como responder a entrevistas de emprego por telefone.

Entrevista de stress

Ao preparar-se para qualquer tipo de entrevista de emprego não esqueça as entrevistas de stress, as que mais nervosos costumam deixar os candidatos. Mas deve estar preparado para isso, sobretudo se concorre a uma profissão stressante. O recrutador vai querer saber como reage nessas circunstâncias. De que forma? Fazendo uma série de perguntas seguidas sem lhe dar tempo para as responder, perguntando coisas que lhe podem parecer absurdas ou simplesmente criando momentos de silêncio comprometedores.

Se poderá ser o seu caso, aprenda a evitar o nervosismo na entrevista de emprego.