São tantas as tarefas que pode bem fazer sozinho guardando o dinheiro para si. Aceite as nossas sugestões, experimente e faça as contas ao que poupa.

Muitas vezes recorremos a terceiros para determinadas tarefas apenas por comodismo e não porque não as saibamos fazer. Basta fazer as contas ao que pagamos a outros e depressa nos convencemos que nós próprios também o conseguimos. E o dinheiro que se poupa pode ser encaminhado para outros fins.

Como poupar dinheiro com tarefas que pode fazer sozinho

Jardinagem

Se vive numa casa com jardim sabe bem que este exige manutenção. Mas será que é imprescindível que seja feita por um profissional? Em vez de contratar um jardineiro, guarde esse dinheiro e suje as mãos na terra. Deixe para si a tarefa de retirar as ervas indesejadas, de podar as árvores e de plantar flores novas.

Lavar o carro

Nem todos terão espaço para o fazer, mas quem vive em moradias ou tem um garagem comum em que seja permitida a lavagem dos automóveis, pode fazê-lo sozinho. Será uma tarefa assim tão complicada que precise pagar a alguém para a fazer numa oficina ou posto de abastecimento de combustível?

Arrumar a casa

Quem diz limpar o carro, diz limpar a casa. É certamente mais cómodo chegar a casa e ter momentos de descanso com a casa limpa e arrumada. Mas não seria também agradável guardar para si o dinheiro que gasta com a empregada de limpeza? Pode fazer você mesma a arrumação, mesmo que seja distribuída pelos vários dias da semana, para tornar a tarefa menos enfadonha. Além de poupar na empregada, ainda faz exercício podendo poupar numa ida ao ginásio

Festa de aniversário

Celebrar o aniversário dos filhos é sempre uma tarefa algo exigente, sobretudo se insistem em ir a um determinado local. Mas se tem um espaço amplo em casa, use-o em vez de contratar o serviço num espaço fora de casa. Guarde mais um dinheiro para si fazendo o bolo de aniversário em casa e outras iguarias para o lanche. Nem precisará trabalhar muito, porque as crianças estão habitualmente mais interessadas em divertir-se do que em comer.

Manicure / pedicure

Depois de limpar, depois de trabalhar na preparação de uma festa, cuide de si. Se precisar fazer a manicure ou pédicure, pode também fazê-lo sozinha. Em vez de pagar a uma esteticista para o fazer todas as semanas, guarde esse dinheiro para si. Pode investir uma parte na compra dos utensílios necessários e estará a poupar de cada vez que evita sair para tratar das suas mãos ou pés.

Pelo contrário, pode delegar estar tarefas para outras pessoas.