Por: João Paulo Moura

5 Sinais de que Está a Trabalhar Há Muito e de que Deve Fazer uma Pausa

Está na hora de saber identificar os sinais que lhe dizem que está a trabalhar há muito tempo, e de que precisa realmente de fazer uma pausa. 

Concentração

Se está a sentir falhas na concentração, o mais provável é estar a forçar o cérebro há já algum tempo e a precisar de uma breve pausa. Trocar nomes, cometer erros ligeiros e ter pequenos lapsos de memória são indícios de cansaço. 

Dores 

Esteja atento ao seu físico. Dores de pescoço, de costas, de cabeça, olhos vermelhos e cansados são os principais sinais de cansaço. São eles que lhe dizem claramente que deve parar o trabalho por um pouco, levantar-se da cadeira e movimentar o corpo.

Nervosismo

Se tem muitas tarefas em mãos e sente o coração bater mais rápido, com o stress a ganhar espaço dentro de si, então pare por um bocado. Não estará a perder tempo, mas sim a ganhar na qualidade de trabalho. Tente realizar uma tarefa de cada vez e fazer breves pausas entre elas, em vez de fazer tudo ao mesmo tempo e comprometer a qualidade do seu trabalho.

Interrupções

A forma como reage a interrupções também lhe indica se está a precisar de um intervalo ou não. Se o telefone toca e se sente pressionado com isso, muito provavelmente está a precisar de parar por um instante para desanuviar e restabelecer o seu plano de trabalho.

Solidão

Se ficou sozinho no trabalho, das duas uma: ou trabalha na verdade sozinho, ou então toda a gente com quem trabalha já foi embora e está na hora de parar de trabalhar. Este pode ser até um indício de ser um viciado no trabalho.

Fique a par dos perigos de trabalhar sentado e descubra as diferentes formas de fazer pausas no trabalho.