Tem problemas orçamentais? O seu orçamento não funciona? Provavelmente não está a agir corretamente do ponto de vista financeiro. Veja como fazer o orçamento funcionar, depois de identificar as causas do seu deslize.

Não fazer orçamento

Talvez o seu orçamento não funcione pela simples razão de nem sequer o ter ainda planeado. Primeiro saiba como fazer o orçamento familiar e depois volte a este artigo, se precisar de ajuda na manutenção do orçamento.

Não estabelecer cortes

O seu orçamento pode não ser realista para o seu modo de vida. Existem vários locais a cortar, como algumas assinaturas mensais, por exemplo. Para poupar pode consultar artigos do economias como:

Não automatizar a poupança

Um pequeno gesto que lhe pode fazer uma grande diferença no orçamento, é a automatizar a poupança. Fale com o seu banco para direcionar automaticamente uma percentagem (como 20% por exemplo) do seu ordenado diretamente para uma aplicação financeira de poupança com uma taxa de juro interessante.

Comprar por impulso

Algumas despesas secam-lhe a carteira rapidamente sem se aperceber do facto. Pense sempre duas vezes antes de fazer compras por impulso. Faça estas 7 perguntas a si mesmo antes de comprar algo caro.

Não rever as categorias do orçamento

Para aumentar o orçamento familiar tem de o rever todos os meses, em diferentes categorias, já que cada mês tem as suas despesas. Interiorize-se de que para o orçamento funcionar, é preciso fazer reajustes constantes.