5 Problemas Financeiros que Pode Ter na Reforma

Identificar e conhecer os problemas financeiros é essencial para os resolver. Apesar de existirem vantagens financeiras em envelhecer, também existem problemas monetários que podem surgir com a idade.

Reforma pequena

Se já está nos 50 ou 60 anos e ainda não está no caminho certo para ter uma boa reforma então está na hora de aumentar os descontos mensais. Simule o valor da reforma e descubra quanto mais deve pagar por mês para se reformar confortavelmente.

Outra razão para aumentar o valor dos descontos da Segurança Social é o combate à crescente inflação.

Mais gastos do que ganhos

Se viver apenas da reforma pode ter um problema grave que é os custos superarem os ganhos. Rendas, eletricidade, seguros, medicação são algumas das despesas que se amontoam, sendo necessário fazer um orçamento mensal e coordenar os gastos e os ganhos.

Veja como reduzir custos na reforma.

Despesas excessivas de saúde

Uma das maiores despesas na reforma é a saúde. Assinar um seguro de saúde geral, ou um seguro de saúde 3ª idade, por altura da reforma pode ser relevante para poupar em despesas de saúde.

Maus investimentos

Investimentos de risco na reforma podem ser um golpe grave nas finanças. Nesta altura da vida em especial convém fazer investimentos mais conservadores e seguros para evitar perdas.

Empréstimos por pagar

Existem riscos em ser fiador num empréstimo. Tenha também cuidado com os empréstimos que faz, mesmo que a amigos ou a familiares. Ficar sem o dinheiro a que tem direito pode deixá-lo numa situação apertada.