Se quer fazer uma apresentação de sucesso leia as seguintes linhas. Estes pensamentos são ouro para o sucesso da sua apresentação.

Uma das coisas que deve fazer antes de uma apresentação para relaxar é repetir mentalmente estes pensamentos até à exaustão.

1. “O público vê-me como um especialista”

Uma das formas de ganhar confiança em si é mentalizar-se de que é um perito no assunto. As outras pessoas estão ali para ouvirem e para aprenderem consigo, não para lhe ensinarem. Mesmo que não saiba tudo sobre um assunto (se é que isso é até possível), você sabe mais do que os presentes sobre isso. A autoridade na apresentação é você.

2. “O público admira-me e está do meu lado”

Num palco o artista está normalmente numa posição mais alta do que o espetador, o que cria um ambiente de adoração. Numa apresentação o orador está em pé e a audiência sentada. Em vez de estar impotente, a ser julgado, o orador está em relevo, em posição de poder e adoração. Ao contrário do que ele pensa, o público está ali para ser entretido, com interesse, a torcer pelo sucesso do orador e da apresentação.

3. “Se der um erro o público nem se apercebe”

Como você é que está dentro do assunto e de toda a informação da apresentação, se falhar algo no decorrer da apresentação, provavelmente o público nem se apercebe do sucedido. Eles não sabem o que você vai dizer e olham-no como o especialista na matéria.

Se for questionado e não souber a resposta pode dizer que é uma questão pertinente e que vai investigar sobre o assunto, em vez de dizer simplesmente que não sabe.

Veja 7 erros que deve evitar em apresentações.

4. “É mais emocionante deste lado”

Preferia estar sentado a ouvir pessoas a falar ou em pé a ser ouvido? Prefere assistir ou agir? Prefere ser a estrela ou o admirador? Numa apresentação só pode estar num dos lados da barricada, e o lado do orador é mais divertido.

5. “A apresentação acaba rapidamente”

Por mais nervoso que esteja antes da apresentação, assim que começa a apresentação e se concentra no que diz, o tempo da apresentação voa e chega ao fim antes de se aperceber. Em vez de lhe ter custado, foi um prazer e ainda falava mais sobre o assunto.

Lembre-se destes pensamentos antes de começar uma apresentação. Veja sempre a situação pelo lado positivo para facilitar a vida.

Se ainda não se sente confiante veja as nossas dicas para falar em público.