5 Motivos para não ter cartão de crédito

Existem fortes razões para não ter um cartão de crédito, desde logo no custo extra, quando este tem anuidades. Dependerá do perfil da pessoa fazer ou não um cartão de crédito.

1. Comprar o que não se pode leva-o ao endividamento

Uma das desvantagens do cartão de crédito é permitir à pessoa comprar aquilo que à partida não deve pois não tem dinheiro suficiente para o fazer. Quando mal utilizado, o cartão de crédito pode ser um caminho para o endividamento.

2. Torna-se frequente comprar em demasia

A vantagem do cartão de crédito da comodidade de compra é ao mesmo tempo uma desvantagem. Tanta facilidade de pagamento contribui para o consumismo desenfreado. Se não tiver um cartão de crédito não consegue fazer determinadas compras. Ponto final.

3. Existem cobranças extra

Caso não possua um cartão de crédito sem anuidade, ter um cartão de crédito pode ser uma despesa extra. Quando deixar passar o dia de pagamento do cartão de crédito sem ter procedido ao mesmo, também entrará no pagamento de juros.

Conheça os direitos e deveres com cartões de créditos.

4. Existem mais preocupações

Mais um cartão equivale não só a mais uma despesa como a mais uma preocupação. Não ter um cartão de crédito é um meio de diminuir as responsabilidades financeiras e andar mais despreocupado.

5. Corre o risco de sofrer fraudes

Os métodos para fazer compras online com segurança são variados. Porém, existe sempre o risco de fraude na internet com o cartão de crédito, ou mesmo no mundo real. A melhor forma de evitar a fraude com cartão de crédito é mesmo não o possuir.

Por outro lado existem motivos para fazer um cartão de crédito.