5 Formas de fazer pausas no trabalho

As pausas no trabalho fazem bem a todos. Aos trabalhadores que descansam a mente e o corpo, recuperando a força e a inspiração, e ao empregador, que vê o trabalho ser feito com mais cuidado e atenção. A questão é como fazer pausas construtivas no local de trabalho, sem colocar o empregador de pé atrás com o trabalhador.

1. Reunir toda a gente

As pausas no trabalho devem incluir a maior parte de pessoas possível (patrões incluídos). A ideia não é parar a empresa mas coordenar/unir o trabalho de todos por um instante e aumentar a comunicação entre todos, garantido que todos estão a trabalhar na mesma direção. Uma sugestão é uma pausa para café a meio da manhã.

2. Beber água

Os perigos de trabalhar sentado são imensos. Não mantenha uma garrafa de água por perto. Levante-se várias vezes por dia para ir beber água. Obrigará o seu corpo a mexer-se.

Fique a par dos perigos de trabalhar sentado.

3. Cumprir algumas tarefas

Algumas tarefas exigem levantar-se do seu posto ou mesmo sair do local de trabalho. Estas tarefas podem ser encaradas como pausas produtivas, onde se está a trabalhar e ao mesmo tempo a descansar do trabalho habitual por um momento. O segredo é programá-las para uma altura devida de descanso.

4. Falar com os colegas

Os colegas de trabalho são uma fonte de informação. Quando precisar de falar com um colega para resolver uma determinada questão não hesite: levante-se e faça uma pausa para reunir com o colega de trabalho.

5. Olhar pela janela

Para poupar as vistas, de vinte em vinte minutos deve olhar para algo a vinte metros de si, se trabalha ao computador. Contemple a vista da janela. É uma minúscula pausa que faz que lhe pode ser muito proveitosa, sobretudo se a vista for inspiradora.

Por falar em pausas, veja as razões para fazer pausas no trabalho e os sinais de que está a trabalhar há muito e de que deve fazer uma pausa.

Se trabalhar por casa veja as formas de fazer pausas no trabalho caseiro.