Poupar dinheiro no verão não equivale só a deixar de ter o ar condicionado no máximo a toda hora. Poupar dinheiro nos meses de Verão requer perícia, com o recurso a pequenos truques de poupança.

Como todas as dicas para poupar dinheiro são poucas, aqui ficam mais algumas dicas para manter o ar frio e o dinheiro dentro de casa, sem ter de pagar mais pela conta de eletricidade.

1. Verificar o ar condicionado

Tal como um carro, o seu aparelho de ar condicionado deve ser inspecionado, para trabalhar bem. Peça a um técnico para verificar e afinar o seu sistema de ar condicionado. É uma despesa que lhe permite fugir a uma outra maior: a conta exagerada de eletricidade. Se fizer a verificação por si, não se esqueça de trocar os filtros do ar condicionado.

Saiba mais truques para poupar no ar condicionado.

2. Verificar o lar

Uma análise energética à sua casa também lhe pode identificar por onde o ar está a fugir e aonde pode ser melhorada a eficiência energética do seu lar. Caso não deseje recorrer a profissionais, lembre-se de que deve prestar especial atenção às frinchas à volta das portas, que deixam escapar o ar frio muito facilmente.

3. Plantar árvores

Ao plantar árvores e sebes no jardim está a diminuir a luz solar que entra no seu lar e a aumentar a frescura. Além de fechar as persianas e correr as cortinas, esta é uma dica a considerar para refrescar a casa no Verão.

4. Apostar em ventoinhas

Pode parecer contraproducente dizer para usar mais ventoinhas mas isto permite poupar na eletricidade no Verão se utilizado em substituição do sistema de ar condicionado.

5. Comprar um termostato programável

Para evitar desperdícios de energia pode também comprar um termostato programável para o seu sistema de ar condicionado. Nas horas em que está fora de casa a trabalhar, ele desliga o sistema e pouco antes de chegar a casa, ele começa a colocar uma temperatura baixa no sistema só para si, para o receber de braços abertos (e frescos).