5 Erros que Deve Evitar para Ter uma Boa Reforma

Se procura ter uma boa reforma deve evitar cometer alguns erros comprometedores. Descubra quais.

Não planear a reforma

Se não tiver um plano para a reforma, não pode esperar grandes retornos no futuro. É necessário estabelecer uma estratégia de alocação de ativos, com metas de poupança. Pode começar por fazer um orçamento familiar, que lhe permita estipular uma valor mensal de poupança dedicado à sua reforma.

Não começar cedo

Quanto mais cedo começar a investir na reforma, mais dinheiro irá amealhar até à idade da reforma. Segundos os analistas, uma idade ideal para se iniciar um plano complementar de reforma é aos 35 anos. 

Saiba como começar a planear a reforma aos 30quantos anos precisa de descontar para pedir a reforma.

Descontar pequenos valores

Se descontar apenas o mínimo obrigatório e não apostar em reforços para a sua reforma, poderá passar momentos apertados no futuro, pois a reforma será também mínima, sem garantir conforto financeiro.

Não corrigir o valor

O valor de contribuição que paga anualmente deve ser corrigido para acompanhar a inflação. As comissões e os impostos são outras variáveis a ter em conta, procurando sempre manter a rentabilidade perto do desejado.

Não investir

Às vezes não agir pode significar agir mal. Será necessário semear (investir) para colher (conseguir retorno), e produtos por onde escolher não faltam: certificados de aforro e de tesouro, planos poupança reforma, fundos de investimento, ações (um ativo que até promete bons rendimentos), etc. Os investimentos devem ser feitos com regularidade e não somente uma vez. Conheça os investimentos de reforma que pode fazer. 

Coloque ainda estas perguntas a si mesmo antes da reforma.