Precisa de dicas para fechar uma venda? Apesar de não haver uma receita mágica para conseguir um negócio, há estratégias que o podem levar a bom porto. Siga estas 5 dicas.

Preparar o fecho da venda

O momento em que espera fechar o negócio com o cliente não deve ser totalmente espontâneo. Prepare, ao pormenor, o discurso que irá utilizar perante o cliente, preveja as questões que lhe poderá colocar e treine os argumentos que poderá utilizar para o persuadir a comprar. Por muito que planeia, esteja também consciente que algo de inesperado pode também marcar a tentativa de fecho da venda. Se assim for, mantenha a calma.

Criar empatia

Dificilmente conseguirá fechar uma venda se não criar uma empatia imediata com o cliente. Às vezes, pelo aspeto físico, num primeiro impacto. A partir daí, estando disponível para ouvir o cliente.

Capacidade de persuasão

O produto que está a comercializar pode ser o melhor e até pode ser um vendedor nato, mas fechar a venda vai depender da sua capacidade de persuasão. Levar o cliente à compra depende do seu discurso comercial, da sua capacidade de ser convincente. E não precisa fazer um discurso alongado. Muitas vezes, o sucesso está em ser curto e conciso ao explicar o que pode ganhar com o negócio.

Não focar apenas o preço

O preço pode fazer a diferença entre a sua empresa e a concorrência, mas poupar uns euros pode não ser determinante para o cliente. Prepare o seu discurso comercial de forma a despertar o interesse pelo bem ou serviço que está a tentar vender, desperte o desejo do cliente pelo que está prestes a adquirir. E destaque a satisfação que pode advir dessa venda.

Pesar os prós e os contras

A “técnica do balanço” é uma das mais antigas no campo das vendas, usada sobretudo quando o cliente se mostra indeciso e reticente para fechar o negócio. Nesse momento, faça perante o cliente uma lista dos aspetos positivos, do que poderá ganhar com a venda. Depois disso, quando ele já estiver a pensar nas vantagens que elencou, proponha-se que liste os pontos negativos que possam estar a atrasar o “sim” à sua proposta.