5 Dicas para Esticar o Salário até ao Final do Mês

Não consegue chegar ao final do mês com dinheiro? A partir de meio do mês tem necessidade de pagar as contas com cartão de crédito? Aprenda cinco dicas para conseguir esticar o salário até ao final do mês.

Pague sempre com dinheiro

Para conseguir controlar melhor o dinheiro que gasta, evite usar sempre o cartão de débito ou crédito. Pague, sempre que possível, com o chamado "dinheiro vivo" - verá que terá uma perspetiva mais real do dinheiro que está a gastar diariamente.

Tenha apenas um cartão

Se tem um só salário qual é a necessidade de ter mais de um cartão de crédito e débito? Quanto mais cartões de créditos tiver, maior será atentação de gastar dinheiro de diferentes contas. Verifique regularmente os movimentos da sua conta bancária para controlar despesas.

Faça uma poupança mensal

No início do mês retire um percentagem, ou valor fixo, do ordenado e coloque numa conta poupança. Este pé de meia mensal será uma reserva financeira muito valiosa para eventuais gastos inesperados, como por exemplo, reparação de motor do carro, medicamentos ou compra de eletrodoméstico.

Controle as compras por impulso

Em algum momento da nossa vida já fizemos compras por impulso. É essencial controlar este tipo de gastos para conseguir chegar ao final do mês com dinheiro na conta. No supermercado, faça compras com tempo e calma, para poder analisar melhor preços e promoções.

Saiba como parar as compras por impulso.

Faça uma poupança diária

A fórmula é simples e fácil - para ter dinheiro ao final é preciso poupar. Para isso, adote novas práticas para chegar ao final do mês com saldo positivo. Levar o almoço para o emprego, andar de transportes públicos, praticar desporto ao ar livre, reduzir consumo energético em casa, vender artigos que já não precisa e comprar produtos marca branca são algumas das atividades a realizar.

Conheça mais 5 formas de esticar o ordenado e como fazer render o salário.