Siga as nossas 5 dicas para brilhar numa dinâmica de grupo e numa entrevista e seguir em frente num processo de recrutamento. Esta é uma fase crucial do processo, cada vez mais usada por quem procura novos colaboradores.

Destacar-se entre os demais candidatos para ganhar terreno no processo de recrutamento não é tarefa fácil. Mas também não é missão impossível se seguir estas dicas.

Participe

Podem não lhe ser colocadas perguntas diretas, como numa entrevista individual de emprego, mas não deixe de participar. Mesmo que seja tímido, esforce-se por contribuir para a discussão dos temas porque só com base nessa participação os recrutadores avaliam o seu perfil. Fale no tempo certo e de forma firme, não evidenciando nervos ou mesmo medo perante os restantes candidatos.

Pesquise sobre a empresa

Para participar de forma adequada e se evidenciar de forma positiva, há que fazer o trabalho de casa. Antes de ir para uma dinâmica de grupo, pesquise sobre a empresa e, se souber, sobre o próprio recrutador. Mergulhe pelo site, pelas redes sociais e pelas notícias do sector que possam falar sobre a organização com a qual quer trabalhar.

Vista roupa adequada

Brilhar numa dinâmica de grupo também depende da sua aparência. Tal como em qualquer outra fase do processo de recrutamento e seleção, pesquise sobre a empresa e o sector em que se enquadra para se vestir de forma adequada, sem dar nas vistas.

Prepare a apresentação

Para quem não sabe, qualquer dinâmica de grupo inclui uma apresentação individual de cada um dos candidatos. Prepara-se para esses primeiros minutos de forma a criar impacto. Trata-se de uma apresentação breve, de 1 a 2 minutos, onde além do nome deve evidenciar um pouco das suas competências e experiência profissional. E porque o processo visa analisar as competências pessoais dos candidatos, saiba que pontos fortes e fracos evidenciar.

Faça perguntas

Outra dica para brilhar numa entrevista de grupo passa por colocar questões, no final. Prepare-as também com antecedência porque será uma forma de mostrar interesse e conhecimentos sobre a empresa recrutadora.

E porque o seu corpo e os seus gestos também dizem muito de si, esteja atento à linguagem corporal a usar numa entrevista de emprego que também se adequa à dinâmica de grupo.