5 Desvantagens de Trabalhar por Turnos

Trabalhar por turnos não é fácil. O trabalho por turnos pode trazer até consequências negativas para o organismo do trabalhador: esta é uma das grandes desvantagens de trabalhar por turnos. Ora veja.

Sono

O trabalhador por turnos sofre com a inconstância de horários. Ele tem o sono e o relógio biológico desregulado, podendo padecer de insónias e complicações de sono.

Cansaço

Além do sono trocado, forçar o organismo a diferentes cargas horárias de trabalho causa fadiga ao trabalhador. Trata-se de desgaste físico e mental.

Compensação

Como o organismo se encontra desregulado, o trabalhador por turnos pode ter a necessidade de recorrer a suplementos alimentares ou a medicação para compensar as carências.

Afastamento

Quem trabalha por turnos pode ficar mais afastado da sua família e dos seus amigos, quando os horários destes não se interligam. Os dias de folga devem ser aproveitados para colocar o contacto e as relações em dia.

Tempo de repouso

Colocar o contacto e as relações em dia significa abdicar do tempo de repouso. O tempo de descanso, que serve mesmo para isso – descansar – é ocupado com a tentativa de equilibrar o que o trabalho por turnos desregulou em primeiro lugar.

Como pode constatar, existem tentadoras vantagens em trabalhar por turnos, mas também existem sérias desvantagens.