5 Desvantagens de Trabalhar Muito Tempo no Mesmo Sítio

Existem vantagens em trabalhar muito tempo no mesmo local mas também existem várias desvantagens a considerar em trabalhar sempre no mesmo sítio. Na verdade, nem tudo são rosas em se ter um emprego certo.

Automatismo

O trabalhador que se habitua a alguns pares de tarefas e a uma empresa corre o risco de aí estagnar. Ele pode entrar em piloto automático e conformar-se ao cargo que ocupa. É preferir o conforto ao desafio, à progressão.

Confira os sinais de que estagnou na carreira.

Currículo

Se o trabalhador desempenhar sempre as mesmas tarefas, ele torna-se especialista mas com isso ele não desenvolve outras competências e conhecimentos, podendo mesmo tornar-se desinteressante para o mercado, pois pouco cresceu profissionalmente e muito se acomodou.

Desmotivação

Sem haver progressão na empresa, repetir as mesmas tarefas torna-se entediante para o trabalhador, que pode passar a acordar todos os dias desmotivado, sobretudo se não gostar do trabalho que faz. Mesmo para quem gosta do que faz, a rotina é um inimigo de peso.

Desaproveitamento

Como mais vale um pássaro na mão do que dois a voar, muita gente prefere ficar no emprego que conseguiu. O problema é se as oportunidades que se abririam (ou que se abriram mesmo, mas foram recusadas) eram melhores do que o emprego atual. Ao optar por outras empresas, o trabalhador poderia ser pago de melhor forma, realizar novas tarefas e mudar de ares.

Inadaptação

Se por algum motivo o trabalhador acaba por ser despedido ou se ele decide ir para outra empresa, custar-lhe-á bastante adaptar-se ao novo local de trabalho. Quanto mais avançada for a idade do trabalhador, mais difícil se torna também encontrar um novo emprego.

Veja como mudar de carreira aos 30.