5 Cuidados a ter para ir de férias descansado e prevenir roubos

Para ir de férias descansado deve ter alguns cuidados que podem ajudar a prevenir roubos. Quer vá para fora ou fique por perto, não se esqueça de garantir a segurança dos seus bens.

Avise as forças de segurança

Entre 15 de junho e 15 de setembro, a PSP e a GNR asseguram uma vigilância mais frequente à sua habitação se avisar que vai estar ausente para férias. Basta aderir, gratuitamente, aos programas “Operação Férias” e “Chave Direta”, até 48 horas antes de partir.

Pode fazê-lo presencialmente uma esquadra da PSP ou posto da GNR ou pela Internet, no site do projeto Verão Seguro do Ministério da Administração Interna.

Feche bem a casa

Assegure-se de que fecha bem todas as portas e janelas antes de se ausentar.

Peça ajuda aos vizinhos

Deixe uma chave de casa a um vizinho de confiança. Peça-lhe que retire o correio para não se acumular indiciando ausência prolongada e que vá abrindo e fechando cortinas ou estores para parecer que a casa continua habitada.

Se não se sentir à vontade com ninguém para o fazer, opte pelos temporizadores para programar o ligar e desligar das luzes.

Não diga que vai de férias

Se for apenas entre familiares e amigos não terá problemas, mas evite dizer em locais públicos ou a estranhos que vai de férias. Independentemente dos dias de ausência.

E se mesmo com todos estes cuidados o azar lhe bater à porta, o melhor será ter a casa segura. Informe-se acerca do seguro de casa para o imóvel ou, se preferir, apenas o seguro do recheio da casa.