5 Competências que os licenciados têm de ter para conseguirem o primeiro emprego

Há algumas competências que os licenciados têm de ter para conseguirem o primeiro emprego. Porque acabar os estudos e começar a trabalhar não é tarefa fácil. E sobretudo porque há muitos candidatos para uma escassa oferta de trabalho.

Os conhecimentos adquiridos ao longo da formação académica não são o único requisito analisado pelos recrutadores. Eles procuram muito mais nos licenciados candidatos a emprego. Como as seguintes competências.

1. Responsabilidade

A responsabilidade é uma das competências mais valorizadas e, por isso, mais procuradas entre os licenciados. Deve ser capaz de cumprir horários, avisar quando não o puder, pedir as autorizações devidas e apresentar as justificações necessárias. No trabalho, em si, deve mostrar que é responsável cumprindo os prazos e realizando as tarefas com brio profissional.

2. Conhecimentos tecnológicos

Porque não há empresa que viva sem computadores e outras tecnologias, espera-se que os licenciados tenham competências ao nível da utilização dos equipamentos e respetivo software. Para que não seja uma limitação ao seu trabalho.

3. Trabalho em equipa

Outra competência essencial para estes candidatos a emprego é o à vontade e a capacidade para trabalharem em equipa. Devem ser capazes de trabalhar em grupo e de orientarem esse grupo para obter bons resultados.

4. Ser proativo e tomar decisões

As empresas querem colaboradores cumpridores, mas não passivos. Entre as competências a ter conta-se ainda a capacidade de tomar decisões, de procurar as melhores soluções em vez de ficar à espera que apenas as chefias assumam essa tarefa.

5. Disponibilidade para aprender

Porque ter uma licenciatura não é sinónimo de saber tudo, valoriza-se ainda a competência “disponibilidade para aprender”. Para conseguirem o primeiro emprego, estes jovens devem encarar novas tarefas como oportunidades para melhorarem e crescerem a nível profissional.

A estas 5 competências, acrescentamos 5 dicas para conseguir o primeiro emprego.

Saiba como fazer um currículo com pouca experiência.