Por: João Paulo Moura

5 Coisas que deve parar de dizer no trabalho

Se quer ser um bom trabalhador não deve dizer certas coisas no trabalho. O que diz no trabalho pode ser tão importante como aquilo que faz.

1. "Não tenho nada para fazer de momento. O que devo fazer de seguida?"

O trabalhador deve ser autónomo, dividir o seu trabalho e saber quais os projetos que pode agarrar. Quando não souber o que fazer ajude um colega de trabalho, entre num novo projeto ou retome uma tarefa antiga, mas não pergunte o que tem de fazer.

2. "Essa não é a minha tarefa!"

Mesmo que lhe peçam para fazer algo que não estava na descrição do emprego, não se deve recusar a fazê-lo. Pedir ajuda pode custar mas custa ainda mais receber um não como resposta.

3. "Não consigo!"

Pior do que não querer ajudar é não saber ajudar, não saber como fazer algo. Fale com alguém que esteja dentro do assunto sempre que se encontrar preso numa tarefa.

4. "Passei a noite em claro para terminar este trabalho."

Apesar de se valorizar o esforço extra feito pelo trabalho, a eficiência é mais premiada. Um empregador não aprecia ter trabalhadores que precisam constantemente de tempo extra para terminarem alguma tarefa. O que impressiona é fazer as coisas bem e dentro do tempo.

5. "Não tive tempo."

A gestão do tempo é sua responsabilidade. A numeração das prioridades também. Dizer ao patrão que não teve tempo suficiente para fazer algo soa a desculpa aos ouvidos deste.

Veja mais coisas que não pode dizer no trabalho.