4 Perguntas que deve fazer a si mesmo antes de se despedir

Quem está a pensar despedir-se deve fazer algumas perguntas a si mesmo antes de tomar essa grande decisão.

É pior trabalhar ou não trabalhar?

Chegou mesmo ao ponto de saturação que já não consegue trabalhar mais neste emprego? Ou está a exagerar? Despedir-se é uma grande mudança na vida, seja qual o for o trabalho. Deve estar pronto para assumir as consequências. Equacione os prós e contras da situação presente e da possível situação futura.

O que farei de seguida?

Convém ter um plano de ação para o pós-demissão. Se já tem um novo emprego em vista pode estar mais descansado. Se já tem ideias de negócio deve questionar-se se o mercado está pronto para a sua ideia e se a sua ideia está pronta para o mercado. Procure o máximo de ajuda para a sua ideia. Existem alguns incentivos para a criação de novas empresas que lhe podem ser úteis.

Tenho direito a apoio a social?

Se não possui um plano de ação e se vai para o desemprego, descubra se tem direito ao subsídio de desemprego. Estar no desemprego nunca é agradável, mesmo com direito a um apoio.

Quais são ainda os meus direitos?

A rescisão de contrato por parte do trabalhador pode ser com ou sem justa causa. Em qualquer um dos casos, o trabalhador tem direito a receber retribuições de acordo com o Código de Trabalho.

Pode ainda ter direito a férias. Não deixe que os seus direitos lhe passem ao lado.

Se depois destas perguntas acabar por decidir ir em frente com a sua decisão, veja os passos que deve dar antes de se despedir do emprego.